elisangelo.ramos@gmail.com

domingo, abril 09, 2006

CABO VERDE - SIMBOLOS DA NAÇÃO




SÍMBOLOS NACIONAIS
Os símbolos da República de Cabo Verde e da soberania nacional são as Armas Nacionais, a Bandeira Nacional e o Hino Nacional.
Armas

Diz a Constituição da República que “as Armas da República de Cabo Verde reflectem uma composição radial que apresenta, do centro para a periferia, os seguintes elementos:
- Um triângulo equilátero de cor azul (simbolizando a unidade e a igualdade de direitos civis reconhecidos ao Povo pelo sistema democrático) sobre o qual se inscreve um facho de cor branca (simbolizando a liberdade);
- Uma circunferência limitando um espaço no qual se inscreve, a partir do ângulo esquerdo e até o direito do triângulo, as palavras «REPÚBLICA DE CABO VERDE»;
- Três segmentos de recta de cor azul paralelos à base do triângulo, limitados pela primeira circunferência;
- Uma segunda circunferência;
- Um prumo, simbolizando a verticalidade e rectidão da Constituição, de cor amarela, alinhado com o vértice do triângulo equilátero, sobreposto às duas circunferências na sua parte superior;
- Três elos de cor amarela ocupando a base da composição, seguidos de duas palmas de cor verde (que simbolizam a vitória conquistada na luta pela independência nacional) e dez estrelas de cinco pontas de cor amarela dispostas simetricamente em dois grupos de cinco (que representam as dez ilhas que constituem o Arquipélago de Cabo Verde)”.
Bandeira

Nos termos do artigo 8º, nº 2 da Constituição da República, “a Bandeira Nacional é constituída por cinco rectângulos dispostos no sentido do comprimento e sobrepostos.
a. Os rectângulos superior e inferior são de cor azul, ocupando o superior uma superfície igual a metade da bandeira e o inferior um quarto, simbolizando o espaço infinito do mar e céu que envolve as ilhas.
b. Separando os dois rectângulos azuis, existem três faixas que simbolizam o caminho da construção do País. Cada uma das faixas apresenta uma superfície igual a um duodécimo da área da Bandeira.
c. As faixas adjacentes aos rectângulos azuis (simbolizando o mar e o céu) são de cor branca (simbolizando a paz) e a que fica entre estas é de cor vermelha (simbolizando o nosso esforço).
d. Sobre os cinco rectângulos, dez estrelas amarelas de cinco pontas, com o vértice superior na posição dos noventa graus, definem um círculo cujo centro se situa na intersecção da mediana do segundo quarto vertical a contar da esquerda com a mediana do segundo quarto horizontal a contar do bordo inferior. A estrela mais próxima deste bordo está inscrita numa circunferência invisível cujo centro fica sobre a mediana da faixa azul inferior.
Hino Nacional
CÂNTICO DA LIBERDADE
Canta, irmão
Canta, meu irmão
Que a Liberdade é hino
E o homem a certeza.
Com dignidade, enterra a semente
No pó da ilha nua;
No despenhadeiro da vida
A esperança é do tamanho do mar
Que nos abraça,
Sentinela de mares e ventos
Perseverante
Entre estrelas e o Atlântico
Entoa o cântico da Liberdade.
Canta, irmão
Canta, meu irmão
Que a liberdade é hino
E o homem a certeza.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home