elisangelo.ramos@gmail.com

domingo, abril 09, 2006

Figuras do Estado














Presidente da República
Pedro Verona Pires
Pedro Verona Rodrigues Pires, nascido a 29 de Abril de 1934 em São Filipe, na Ilha de Fogo, é desde Abril de 2001 o presidente de Cabo Verde.
Lutou pelas independências da Guiné-Bissau e de Cabo Verde, tendo sido comandante e desempenhado altas funções no PAIGC, Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau e de Cabo Verde de que é um dos fundadores juntamente com Amílcar Cabral. Depois da Revolução dos Cravos, chefia as negociações que levaram ao reconhecimento da independência da Guiné-Bissau e de Cabo Verde.
Com a Independência de Cabo Verde em 5 de Julho de 1975, foi designado Primeiro-Ministro, cargo que ocupou durante longos 16 anos, período que caracteriza o monopartidarismo em Cabo Verde. As condições objectivas e subjectivas internas e externas do final da década de oitenta encaminham Cabo verde inequivocamente para o seu primeiro sufrágio democrático, universal e livre em 1991, do qual sai vencedor com maioria qualificada o MpD, Movimento para a Democracia, liderado então por Carlos Veiga, dando fim ao longo governo de Pedro Pires.
Dez anos mais tarde, apresenta-se como candidato presidencial contra Carlos Veiga e vence as eleições com 12 votos de diferença, num sufrágio contestado pelo seu concorrente, Carlos Veiga que apresentou várias queixas de crime eleitoral por parte de Pedro Pires e alguns dos mandatários da candidatura de Pedro Pires foram condenados nos tribunais por fraude eleitoral. No entanto, dada anterior deliberação do Supremo Tribunal de Justiça é chefe de Estado desde Abril de 2001, tornando-se assim no terceiro chefe de Estado, depois de Aristides Pereira e António Mascarenhas.














Presidente da Assembleia Nacional
Aristides Lima
Aristides Raimundo Lima nasceu a 31 de Agosto de 1955 na ilha da Boa Vista. Deputado desde 1985, desempenhou altos cargos no seu partido, tendo sido secretário-geral entre 1993 e 1997. Anteriormente, para além de ter sido Conselheiro Jurídico do primeiro Presidente da República, Aristides Pereira, desempenhou também funções de jornalista e de docência. Reeleito deputado em 2001 pela ilha da Boa Vista, a 13 de Fevereiro de 2001 é eleito Presidente da Assembleia Nacional.






Primriro- ministro
José Maria Neves
José Maria Neves, 45 anos, nasceu a 28 de Março no concelho de Sta Catarina, ilha de Santiago. Formou-se no Brasil em Administração Pública. Desempenhou altos cargos dentro do seu partido, nomeadamente secretário-geral da JAAC-CV. Foi eleito vice-presidente da Assembleia Nacional em 1995. Ganhou a Câmara Municipal de Santa Catarina em 2000, derrotando Carlos Albertino Veiga, Tio, constituindo, então, uma das grandes surpresas eleitorais. Jurou amor e fidelidade aos munícipes, mas um ano depois assumiu a presidência do PAICV e venceu as legislativas. Foi então nomeado e empossado Primeiro-Ministro.
Presidente do Supremo Tribunal de Justiça



















Benfeito Mosso Ramos
Benfeito Mosso Ramos, 46 anos, jurista, nasceu a 6 de Junho na ilha do Sal. Como jurista, desempenhou várias funções na magistratura, tendo sido juiz-conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça antes de ser designado seu presidente em Abril de 2003.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home