elisangelo.ramos@gmail.com

segunda-feira, abril 10, 2006

Mágia d'Morna


Magia d'Morna" candidato a melhor canção crioula 2005
Por Jorge Soares / Publicado Thursday, April 14, 2005
Magia d' morna a canção que dá título ao disco que Lena Timas coloca no mercado a partir desta quarta-feira, 13 de Abril, pode vir a conquistar o patamar de "melhor letra", "melhor interpretação" e "execução musical" das produções crioulas em 2005. O que vier a sair daqui para frente, têm que me provar o contrário.
Lena faz com este álbum uma estreia ousada. Por outro lado, não fica demais dizer que deve grande parte deste mérito aos músicos Manu Kat e Zé Timas que entregaram-se de corpo e alma a este projecto. Destacam-se ainda, o percursionista uruguaio, Carlos Menezez, e as vozes de Ingrid Monteiro, Isabel "Gutty" Gomes e Suzy (coros).
O lançamento oficial está marcado para 30 de Abril, nas instalações de "Boys & Girls Club", na cidade de Plant City, na Florida Central. Para esse show já estão garantida a participação de Joel Sança, Zé Galvão, Chico Évora, Pulan e o conjunto local Generation, para além de todos aqueles que tomaram parte na gravação do disco.
Como já disseramos previamente, este CD com estilo próprio está recheado de músicas inéditas, e traz ainda uma outra novidade que é o facto de chegar a nós sob a chancela de uma marca também original, Zemanu. Esta é uma empresa de produção, distribuição e promoção musical, fundada na Florida, EUA, pelos dois citados músicos: o engenheiro de som, Manu Kat, e o guitarrista Zé Timas.
Para além de uma voz cristalina, Lena canta com alegria e revela-se como uma compositora que conhece a arte de arrumar as palavras para elaborar essa categoria de canções que não se esgotam com as modas. Sugerimos desde já aos consumidores da boa música que dediquem alguma atenção à letra da coladeira Nem Sempre. Aguçando a curiosidade e desafiando as regras, Lena diz que "nem sempre uma história termina com ponto final…", para depois arrematar que "haverá sempre um segredo que irá para a cova (túmulo)". Ela lamenta que não tenha levado a poesia a sério desde a adolescência, quando começou a ditar para o papel essas "verdades que nem sempre são verdadeiras". "Mas nessa época eu não tinha a preocupação de conservar os versos. Hoje, graças à viola mágica do Zé, o bichinho volta a picar e de vez em quando nasce uma poesia", acrescenta.
E digo mais: esta intérprete vai provar com este disco que o amor é capaz de fazer magias. Casam-se na vida real uma voz e um violão, uma romântica e um boêmio; enfim, juntam-se a picardia típica da ilha de São Vicente à erupção artística da ilha do Fogo.
O álbum tem nove faixas alternando ritmos frenéticos como coladeira e batuque enfeitado com pitadas de jazz, e vai pescar, na ilha do Fogo, o ritmo de talaia baxo. Como não podia deixar de ser, Lena enfeita a obra com mornas inesquecíveis (peço autorização ao Bana para usar esta expressão). Das nove canções, duas são da criatividade de Lena (Nem sempre e Magia d' morna) e três foram escritas por Zé Timas e Manu Kat (Nha boti, Kalada e Sakuta). Completam o quadro, as canções Compade Faustino, de Jovino Santos; Bem ma mim, de Rollaya; Falso testemunho, de Toy Vieira; e Desejo, de Manuel Faustino.
De realçar a execução dos instrumentos, obra de Manu Kat (keyboard, piano, percursao e baixo), e Zé Timas (guitarra acústica de 6 e 12 cordas, e voz), que também se juntaram na composição de algumas das canções. Manu Kat, por sua vez, entrega a este álbum toda a sua sensibilidade artística e experiência, e traz inovações técnicas, produto de estudos (na área de produção musical), e investigações realizados nos últimos anos em que esteve ausente do mundo artístico.
s arranjos são meticulosamente cuidados por Manu Kat e Zé Timas porque Magia d' Morna está a ser encarado como imagem de marca dos estúdios Zemanu, que quer atrair para a cidade de Orlando, Florida uma grande parte do negócio cabo-verdiano (e não só) da gravação de discos. Eles prometem desafiar a qualidade, os preços praticados no mercado, para além de oferecer o seu serviço numa das maiores capitais do turismo mundial, com paisagem e preços soberbamente atractivos.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home